quinta-feira, 13 de junho de 2013

Portalegre


O município de Portalegre/RN apresenta um enorme potencial para a prática do ecoturismo devido à sua formação geológica, natureza exuberante e povo acolhedor. Este município (6º 01’ 26” S e 37º 59’ 16” W) está situado no Alto Oeste, na chamada tromba do elefante, porção central da microrregião serrana do Estado do Rio Grande do Norte, a uma distância da capital de 366 Km por via rodoviária através da BR 405 (Pau dos Ferros – Mossoró) e da BR 304 (Mossoró – Natal).

São muitos os atrativos naturais desta região, que vão desde trilhas e cachoeiras a gravuras rupestres milenares. As trilhas que hoje estão disponíveis oferecem a possibilidade de apreciar belas paisagens das serras vizinhas, conhecer a fauna e flora local e desfrutar do contato direto com a natureza.










A Cachoeira do Pinga é a maior queda d´água do Estado. Para chegar a este atrativo, partindo do centro da cidade, é preciso descer a serra pela estrada e percorrer aproximadamente 3 km. Ao lado direito da estrada há uma placa que indica o início de uma trilha de 5 minutos que termina na cachoeira. Nesta trilha foram construídas pontes de madeira que facilitam o acesso e colocaram-se placas a respeito da importância da conservação do local.












Além dos atrativos naturais, o município conta com atrativos históricos e culturais, como casas-de-farinha e gravuras rupestres. Nas primeiras ainda encontram-se artefatos muito antigos e vale a pena pedir para algum morador da Região contar como funcionavam antigamente. Já, as gravuras rupestres foram descobertas por pesquisadores do Núcleo de Arqueologia da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Estão situadas à beira de um precipício, a uma altitude de, aproximadamente, 643 metros, proporcionando uma visão panorâmica das serras e de outros municípios.






















0 comentários:

Postar um comentário