quarta-feira, 3 de julho de 2013

EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Portalegre/RN
Situada na região do Alto Oeste Potiguar, Portalegre teve sua origem por volta de 1670, mas surgiu como vila 1761, fundada pelo Juiz Miguel Carlos Caldeira de Pina Castelo Branco, nascido em Portalegre, no Norte do Alentejo, em Portugal. Sua origem ligada a Portugal, promoveu em 2005, o Protocolo de Geminação entre as duas cidades, firmando acordos de cooperação mútua entre elas.
No contexto natural, Portalegre possui a única área preservada no Brasil de Mata Atlântica de Brejo de Altitude. Seus principais atrativos naturais são: o clima, que se mantém entre 15°C e 28°C; a trilha Portalegre/Martins/Portalegre, utilizada antigamente pelos correios, e a trilha do Varelo, que dá acesso a riachos e cachoeiras; a Cachoeira do Pinga com 36 metros de altura, a fonte do Brejo, cachoeira da Chã da Vila e do Sobrado, além de inúmeros poços e piscinas naturais.
A Ponta da Serra é um lajedo com depressões que formam piscinas com água da chuva, propícias ao banho e prática de camping. Outro ponto para visitação são as Torres, que é uma formação de rochas sedimentares e metamórficas que formam um paredão a 645 metros de altitude.
Rico em vegetação com algumas nascentes de água de excelente qualidade, o Terminal Turístico da Bica oferece aos visitantes uma estrutura de restaurante, brinquedos infantis e bica para banho.
No aspecto histórico, Portalegre possui um marco de delimitação de área com uma rocha de um metro e meio de altura em que foi esculpida a letra “R”, em refência ao Rei de Portugal
Também encontramos na cidade o prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia, construída no século XVIII, casas de farinha, engenho de cana-de-açúcar, o Sítio Arqueológico Pedra do Letreiro, a beira de um precipício a 643 metros de altitude com inscrições rupestres em baixo relevo e o Sítio Arqueológico Furna do Pelado, a 679 metros de altitude, a borda de um penhasco.
Também podemos encontrar a comunidade quilombola do Pêga e Engenho Novo, que ainda mantém vivas costumes e danças da época da escravidão, como o São Gonçalo, dança do século XIII.


Leia mais: http://www.adventuretur.com/products/portalegre-rn/

0 comentários:

Postar um comentário